Litertura
É a história de uma jovem que tinha como ofício tecer. Ela tecia os dias, as estações do ano, a comida, tudo de que precisava. Sentindo-se sozinha, certo dia, resolveu tecer um marido. Acreditava que havia achado a felicidade. Mas o homem era cheia de vontades. Ganancioso,exigente, obrigava a moça a tecer riquezas e nunca estava satisfeito. Certa noite, a moça tecelã resolveu desfazer-se daquilo que a incomodava: o marido e tudo o mais que ele desejou. Assim, o conflito foi resolvido.
Entre leão e unicórnio. É a história de uma rainha que, durante a noite, não sonhava, pois um leão guardava o seu sono. Até que contou ao seu marido o segredo para fazê-la sonhar. Tudo que a mulher sonhava, de fato, se concretizava. E o rei passou a se aproveitar dos sonhos de sua rainha. Tudo o que ele mais desejava era que chegasse a hora dela dormir. O rei deparou-se com um unicórnio e com ele foi conhecer o mundo. Durante o dia, o rei se entristecia. Não se importava mais com nada nem com ninguém. Só desejava que a noite chegasse para a rainha dormir.A rainha, enciumada, contou a sua criada como desfazer o feitiço e ela cumpriu com as ordens dadas pela soberana
A mulher ramada. Trata-se de um jardineiro que se apaixona por uma mulher, a qual ele mesmo havia esculpido, em forma de planta.
Uma concha à beira-mar. Trata-se de um rei que tinha tudo o que queria e, em seu aniversário, ganhou de presente uma concha. Ele não conhecia o mar. E se encantou com aquela concha, dela saía água e um canto belíssimo. Certa vez, ele notou que da concha saía uma trança e puxou-a. De dentro, saiu um gemido de mulher. Mas ele continou a puxar e acabou que de dentro da concha saiu uma sereia minúscula. Apaixonando-se por aquela criatura pequena. Triste por vê-la triste. Resolveu que a devolveria ao mar. Perdeu sua amada em meio a tantas outras conchas que estavam na praia.
Um desejo e dois irmãos.
É a história de dois irmão: um desejava ser o