Literatura
Trabalho de Química: lixo
2º Ensino Médio
Professor Wagner Gandolfi
Beatriz Figueiredo nª 01
Giovana Simioli nº 15
Isabella Farias nº 19
Johnatan Vieira nº 20
Julia Araújo nº 21
Lucas Santos nº 27
Maria Luiza Rossi nº 29
Guarulhos
Abril 2013.
Introdução
No trabalho à seguir, veremos a relação do homem com o meio ambiente
Desde o começo dos tempos, o homem sempre lidou de maneira inadequada com as sobras de seus alimentos e de seus utensílios, o que reforça a necessidade de se pensar em uma forma mais adequada dessas sobras.
Assim, é desejo deste trabalho que demonstremos a necessidade de que o homem passe a repensar sua relação com o meio ambiente. Em tópicos, o trabalho relata a necessidade da reciclagem nos dias de hoje; os prejuízos que o acúmulo do lixo trás para o meio ambiente, para a saúde, pra vida no dia-a-dia.
É relatado também, as transformações químicas que ocorrem no lixo, não só na decomposição, mas também na relação da reciclagem e reaproveitamento do lixo.
Índice
Histórico do lixo pag 01
Situação atual pag 03
Tratamento do lixo pag 06
Imagens pag 07
Conclusão pag 10
Bibliografia pag 11
Histórico do lixo
No início dos tempos, os primeiros homens eram nômades. Moravam em cavernas, sobreviviam da caça e pesca, vestiam-se de peles e formavam uma população minoritária sobre a terra. Quando a comida começava a ficar escassa, eles se mudavam para outra região e os seus “lixos”, deixados sobre o meio ambiente, eram logo decompostos pela ação do tempo.
A civilização passou a produzir peças para promover seu conforto: vasilhames de cerâmica, instrumentos para o plantio, roupas mais apropriadas. Hábitos como construção de moradias, criação de animais, cultivo de alimentos, além de se fixar de forma permanente em um local. A produção de lixo consequentemente foi aumentando, mas ainda não havia se constituído em um problema mundial.
As cidades da