Literatura
Os autores rejeitam os temas líricos e incorporam à poesia palavras ligadas à tecnologia. As idéias de Marinetti, mais atuante como teórico que como poeta, influencia o poeta cubista francês Guillaume Apollinaire (1880-1918).
Os adeptos mais antigos valorizavam a guerra e a agressividade. No Brasil ele exerceu forte ascendência sobre os futuros modernistas, tais como Oswald de Andrade . O Futurismo definitivamente marcou a Semana de Arte Moderna de 1922. As aspirações dos criadores brasileiros, deixar de reproduzir os padrões da Europa edesenvolver uma produção nacional, encontraram ecos profundos na preocupação com o futuro e na rejeição das imitações dos originais. Para Oswald, o país tinha potencial para gerar sua própria identidade.
Na Rússia, o futurismo se expressa basicamente na literatura – enquanto os autores italianos se identificam com o fascismo, os russos aliam-se à esquerda. Vladímir Maiakóvski, o poeta da Revolução Russa, aproxima a poesia do povo. Viktor Khlébnikov (1885-1922) é outro poeta de destaque.
FUTURISMO NO BRASIL – O movimento colabora para desencadear o modernismo, que dominou as artes após a Semana de Arte Moderna de 1922. Os modernistas usam algumas das técnicas do futurismo e discutem suas idéias, mas rejeitam o rótulo, identificado com o fascista Marinetti.
LITERATURA (estrangeiros)
- Vladimir Maiakovski (poeta e dramaturgo russo)
Brilhante na combinação de palavras para elaborar seus poemas, renova a poesia russa no século XX e é um dos principais participantes do movimento