LITERATURA
1. Trovadorismo
Podemos dizer que o trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII, em plena Idade Média, período em que Portugal estava no processo de formação nacional.
Trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam as cantigas. Estas cantigas eram reunidas em livros, conhecidos como Cancioneiros: “Cancioneiro da Biblioteca”, “Cancioneiro da Ajuda” e “Cancioneiro da Vaticana”. Os trovadores de maior destaque são: Dom Duarte, Dom Dinis, Paio Soares de Taveirós, João Garcia de Guilhade, Aires Nunes e Meendinho.
As cantigas são divididas em: Satíricas (Cantigas de Maldizer e Cantigas de Escárnio) e Líricas (Cantigas de Amor e Cantigas de Amigo).
Exemplo de Cantiga de amor:
Cantiga da Ribeirinha
No mundo non me sei parelha, entre me for como me vai,
Cá já moiro por vós, e - ai!
Mia senhor branca e vermelha.
Queredes que vos retraya
Quando vos eu vi em saya!
Mau dia me levantei,
Que vos enton non vi fea!
E, mia senhor, desdaqueldi, ai!
Me foi a mi mui mal,
E vós, filha de don Paai
Moniz, e bem vos semelha
Dhaver eu por vós guarvaia,
Pois eu, mia senhor, dalfaia
Nunca de vós houve nem hei
Valia dua correa. Paio Soares de Taveirós
2. O gênero dramático
O Gênero Dramático faz parte de um dos três gêneros literários, ao lado do gênero lírico e épico, mais conhecido como peça teatral, ele abrange a obra literária em verso ou prosa.
Como o próprio nome indica, gênero dramático, são os textos literários feitos com o intuito de serem encenados ou dramatizados. Do grego, a palavra “drama” significa “ação”.
Exemplos de textos dramáticos: Tragédia: acontecimentos trágicos, geralmente com finais funestos; Comédia: representação de textos humorísticos que levam ao riso da plateia; Tragicomédia: União de elementos trágicos e cômicos na representação teatral; Farsa: de caráter crítico, é formada por diálogos simples e representada por personagens caricaturais