Literatura
BOM CRIOULO Adolfo Caminha
Sumário
Introdução............................................................................Pag. 0
Personagens..................................................................... Pag. 0
Foco Narrativo.................................................................. Pag. 0
Tempo e Espaço............................................................... Pag. 0
Enredo.............................................................................. Pag. 0
Conclusão.......................................................................... Pag. 0
INTRODUÇÃO
Bom-Crioulo, publicado em 1895, é dividido em 12 capítulos, onde a ação se passa na segunda metade do século XIX, no Rio de Janeiro. Destacam-se o espaço aberto, normalmente dias claro e quente, o mar aberto, e o espaço fechado do quartinho de Amaro.
PERSONAGENS
Amaro: Protagonista, ex-escravo convocado para a marinha. Trata-se de um homem muito forte, com trinta anos de idade e que não conseguiu realizar-se sexualmente com as mulheres. Duas tentativas deram-lhe grande decepção e o deixaram frustrado. Só conseguiu consumar o ato com o jovem Aleixo.
Aleixo: Grumete, belo rapaz de olhos azuis, que embarca no sul. Tem quinze anos e mexe sexualmente com Amaro. Cede às investidas e caprichos do crioulo, mas quando aparece ocasião troca-o por uma mulher. Isso o leva ser assassinado por Amaro, por causa do ciúme. Aleixo surge desde o princípio como o oposto de Amaro: branco, fisicamente fraco e pueril.
D. Carolina: Amiga e rival de Amaro. É amiga de Amaro por tê-lo salvo em um assalto e inimiga por depois conquistar o namorado do crioulo. D. Carolina era uma portuguesa que alugava quartos na Rua da Misericórdia.
Herculano: Marinheiro dotado de certa melancolia. Relaxado, tinha as unhas