literatura
I) As políticas afirmativas da mulher e as políticas da infância caminham muito lentas.
II) As pressões dos movimentos pró-direitos da infância à proteção, ao cuidado e à educação não encontraram lugar no sistema público de educação.
III) Para a infância, a resposta dos governos foi assistencial: criou creches ou conveniou creches comunitárias.
IV) As mães tiveram de criar os seus espaços de proteção para a infância popular, porque não foi reconhecido seu direito a um lugar nos espaços públicos.
V) Ainda é necessário inventar espaços físicos arquitetônicos planejados para a especificidade de corpos e convívios infantis.
A partir da leitura das proposições acima, assinale a alternativa correta:
Escolher uma resposta. a. Apenas I e II estão corretas. b. Apenas IV e V estão corretas. c. Apenas I, II e III estão corretas. d. Apenas III, IV e V estão corretas. e. Todas as proposições estão corretas.
Question 3
Notas: 1
Segundo Arroyo (2011), para avançar em uma organização e estrutura do nosso sistema escolar que garanta o direito das crianças à infância será necessário:
I) Inventar algo que não temos; uma organização e uma estrutura específica que respeite cada aluno e não violente os processos de formação e socialização da infância.
II) Superar as visões escolarizadas e reducionistas da infância que têm contaminado as propostas pedagógicas e até a docência.
III) Priorizar o domínio de competências e habilidades próprias da infância.
IV) Reconhecer processos identitários, valores, saberes, formas de pensar aprendidas nos espaços e nas relações vividas desde a infância.
V) Desconsiderar os desencontros e as violências com que a infância é negada nos tempos e na organização do nosso sistema escolar.
A partir da leitura das proposições acima, assinale a