literatura
“A proposta de visita ao museu não é apenas para que você aprecie o acervo em exposição, mas principalmente, para compreender a importância da preservação da memória sociocultural de um povo, no caso, de sua comunidade. Qual a história que aqueles objetos contam, por que os objetos de determinadas pessoas e períodos estão ali, qual o objetivo daquela exposição? São questões que devemos colocar para não sermos meros observadores.”
Roteiro adaptado, para todos os cursos EAD, a partir de uma proposta apresentada pela equipe do curso de História Online da UNIUBE.
De acordo com RABÊLO (2011, P.86),
(...) podemos observar que os museus e suas coleções e objetos em geral são instrumentos de extrema importância da preservação da memória de um povo, de uma sociedade além de ser em muitos casos, de grande valia para a legitimação de um governo, o que devemos questionar quando o uso está ligado a projetos de poder de uma elite.
Tendo como reflexão inicial a leitura da citação acima, esta atividade será desenvolvida a partir da visita presencial e observação de um museu de sua cidade e/ou de sua região/país.
Para realizar a atividade complementar, apontada na tabela como Tipo Grupo 3 – ATIVIDADES ACADÊMICAS E/OU ESTUDANTIS ( evento 3.2 - Visita a um Museu) observe e siga corretamente as três orientações a seguir:
1) Escolha para visitar presencialmente um museu de sua cidade e/ou de sua região/país. Você deve fazer um passeio pelo museu, observando, atentamente, todos os detalhes em relação ao acervo em exposição. Para suas anotações, leve: câmera fotográfica, papel e caneta.
2) As perguntas a seguir, são apenas um direcionamento para a elaboração de um texto – de no máximo 08 linhas, que deverá escrever a partir da visita, que vai comprovar a realização da Atividade Complementar proposta, e que deverá ser digitado e postado no AVA:
Quando foi construído e/ou foi adaptado para essa função? Quando foi