Literatura
Definição
O classicismo é um movimento cultural que valoriza e resgata elementos artísticos da cultura clássica (greco-romana). Nas artes plásticas, teatro e literatura, o classicismo ocorreu no período do Renascimento Cultural (séculos 14 ao 16). Já na música, ele apareceu na metade do século 18 (Neoclassicismo).
O classicismo se espalhou rapidamente pela Europa, com a criação da imprensa as informações eram divulgadas com maior rapidez. O classicismo ocorreu dentro de um grandioso momento histórico social, o Renascimento. É uma literatura antiga que sofreu várias influências principalmente greco-latinas, devido à criação das primeiras universidades que surgiram nesta época, com isto disseminando outras culturas.
Marco inicial
No seculo 14 Na literatura destacou-se o escritor português Camões, autor da grandiosa obra Os Lusíadas. Podemos também destacar os escritores: Dante Alighieri, Petrarca e Boccacio.
Nas artes plásticas, podemos destacar: Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael Sanzio, Andrea Mantegna, entre outros.
Principais representantes do Neoclassicismo na música do século 18:
- Wolfgang Amadeus Mozart
- Joseph Haydn
- Ludwig van Beethoven
Classicismo contexto histórico e características
Entre os anos de 1400 e 1650, a Europa viu surgir um movimento artístico que acabou sendo o agente transformador de diversas ideologias do homem da época, afetando áreas como a fé, a política e a filosofia. Este movimento é conhecido nos dias de hoje como Renascimento. Tal nome é dado pelo fato de uma escola buscar uma verdadeira retomada dos ideais e características artísticas da antiga Grécia. O classicismo é considerado o retrato vivo do Renascimento, que surgiu principalmente por conta do intercâmbio cultural que começou a acontecer entre o Oriente e o Ocidente, nessa época. A urbanização e o aperfeiçoamento da imprensa também foram fatores importantes para que a corrente se desenvolvesse. A