literatura
A Defesa Philidor é uma defesa de xadrez que ocorre após os lances:
1.e4 e5
2.Cf3 d6
A principal ameaça Preta é 3. ... f5, portanto quase sempre as Brancas continuam com: Neste caso, as principais respostas das Pretas são 3. ... exd4, 3. ... Cf6 ou 3. ... f5. O lance 3. ... Bg4? é um erro, porque depois de 4. dxe5 as Pretas devem trocar o Bispo pelo Cavalo, com perda de tempo.
2°Defesa dos 2 cavalos:
A Defesa dos Dois Cavalos, em virtude de um trabalho do enxadrista alemão Bilguer em 1839, é uma defesa que se produz após os seguintes lances:
1. e4 e5
2. Cf3 Cc6
3. Bc4 Cf6
O primeiro registro histórico foi de Polerio no final do século XV, como uma linha do Jogo Italiano foi extensivamente desenvolvida no século XIX
3°Desefa alekhine
A Defesa Alekhine é uma defesa de xadrez que se produz após os lances 1.e4, Cf6; e se deve ao famoso enxadrista russo Alexander Alekhine.
Sua ideia básica é provocar o avanço prematuro dos peões brancos. Uma continuação típica seria 2.e5,Cd5;3.c4,Cb6;4.d4, com avanço prematuro dos peões, fazendo-os se tornarem débeis para mais tarde serem alvos das negras.
4°Defesa Pirc e moderna:
Sua linha principal é:
1.e4 d6
2.d4 Cf6
3.Cc3 g6
Trata-se de defesa aprimorada pelo GM Vasja Pirc, com movimentos semelhantes aos movimentos da Defesa Índia do Rei.
5°Defesa Índia do Rei
A defesa Índia do Rei foi bastante utilizada na decada de 50. A ascensão do Xadrez russo popularizou esta defesa. Keres, Tal, Smyslov, Botvinnik, Bronstein entre outros a utilizavam. Mas quem realmente popularizou esta defesa foi o americano Bobby Fischer, que sabia manobrar pelas complicadas linhas desta defesa com habilidade. O plano geral é simples, mas o grande número de variantes e a violenta disputa tática levam a uma acirrada luta. Aqui mostraremos os conceitos gerais da estrutura central mais comum na Índia do rei que inclusive é alcançada em outras aberturas.