Literatura
BIANCA AKSACHI QUEIROZ
BRENDA SOUSA
HENRIQUE MOREIRA SANTANA
LARYSSA LOPES DE OLIVEIRA BARBOSA
PETRUS ALVES RODRIGUES
CUBISMO
TEIXEIRA DE FREITAS
INSTITUTO FRANCISCO DE ASSIS
BIANCA AKSACHI QUEIROZ
BRENDA SOUSA
HENRIQUE MOREIRA SANTANA
LARYSSA LOPES DE OLIVEIRA BARBOSA
PETRUS ALVES RODRIGUES
CUBISMO
Trabalho feito sob a orientação da professora Rose Marie Mendes da disciplina de Literatura com objetivo de aprofundamento no conteúdo.
TEIXEIRA DE FREITAS
Sumário
Introdução 4
Desenvolvimento 5
Anexos
Referências
INTRODUÇÃO
O cubismo foi um movimento artístico que surgiu no século XX e é considerado ainda como o movimento mais influente deste período. Era representado por figuras geométricas (muitas vezes por cubos e cilindros) e rompeu com os padrões estéticos da época, que buscavam a perfeição das formas para obter uma imagem realista da natureza.
Os principais fundadores deste movimento foram Pablo Picasso e Georges Braques. Expandiu-se também para a literatura e poesia devido à influência de alguns escritores como Guillaume Apollinaire, John dos Passos e Vladimir Maiakovski.
O quadro “Les demoiselles d'Avignon", de Picasso (1907) é conhecido como marco inicial do Cubismo. Nele ficam evidentes as referências a máscaras africanas, que inspiraram a fase inicial do cubismo, juntamente com a obra de Paul Cézanne.
Pela história o Cubismo originou-se na obra de Cézanne. Para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Os cubistas foram, entretanto, mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. Decompondo, de certa forma, os objetos. Mas na verdade, essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas.
O pintor