literatura
Justificativa: Os romances realistas são de caráter social e psicológico, abordando temas polêmicos para a sociedade da segunda metade do século XIX. As instituições sociais são criticadas, assim como a Igreja Católica e a burguesia. Nas obras literárias deste período, os escritores também criticavam o preconceito, a intolerância e a exploração. Sempre utilizando uma linguagem direta e objetiva.
2-a) O amor e os sentimentos são apresentados, em geral, como subordinados a interesses sociais
Justificativa: Características do Realismo
-Oposição ao idealismo romântico. Não há envolvimento sentimental
-Representação mais fiel da realidade
-Romance como meio de combate e crítica às instituições sociais decadentes, como o casamento, por exemplo
3-d) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras
Justificativa: Sua preocupação no psicologismo das personagens obrigavam-no a escrever numa narrativa lenta que não prejudicasse o menor detalhe para que este não comprometesse o quadro psicológico do enredo.132 Sua atenção desvia-se comumente do coletivo para ir à mente e à alma do ser humano — fator denominado "microrrealismo".As quatro obras costumam ser vinculadas ao que se chama de sua segunda fase, em que se notam mais traços de pessimismo e ironia, embora se preservem resíduos de sua primeira fase, a romântica.
4-b) em 1881, com Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
JUSTIFICATIVA: O Realismo no Brasil teve seu início, oficialmente, em 1881, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de seu mais célebre autor,Machado de Assis. Esta escola só entra em declínio com o surgimento do Parnasianismo, por volta de 1890.
5- b) I e III justificativa: I. As personagens independem do julgamento do narrador, reagindo cada uma de acordo com sua própria vontade e temperamento.
III. Observa-se o predomínio da razão e da observação sobre o sentimento e a imaginação
6-c) Romance indianista
JUSTIFICATIVA: O Romance Indianista,