contabilidade
Mas é nas tortilhas que está a alma da cozinha do México. Tão antigas quanto o próprio país, são feitas de forma quase artesanal. No processo, os grãos de milho são cozidos, triturados e amassados até formarem uma massa consistente. Após modelada, é colocada sobre uma chapa quente até que fique dourada e flexível. Uma vez prontas, as tortilhas podem ser servidas das mais diversas formas possíveis: frias, quentes, fritas ou tostadas
Ingredientes
500 gr de feijão branco
2 cebolas
3 tomates sem pele e sementes
500 gr de acém em cubinhos
1 pimenta vermelha picada
250 gr de bacon
2 gomos de linguiça calabresa
1 lata pequena de extrato de tomate
300 gr de queijo prato em cubos folhas de louro sal Modo de Preparo
Deixe o feijão de molho por 3 horas, depois cozinhe com 2 folhas de louro e reserve.
Pique uma cebola e refogue o acém ( na panela de pressão) até perder toda a água, acrescente o extrato, os tomates picados,1 folha de louro e uma pimenta vermelha picada. Coloque água fervente até cobrir a carne e sal a gosto. Tampe a panela e deixe na pressão uns 40 min. Depois de cozida abra a panela e ligue o fogo novamente, e com a ajuda de uma colher de pau aperte os cubos de carne para que eles se desmanchem e fiquem desfiados. Deixe o molho encorpar um pouco e reserve.
Pique o bacon em cubinhos e frite até ficar bem sequinho, acrescente uma cebola picada grosseiramente e deixe ela murchar um pouco.
Em seguida ligue o fogo do feijão reservado e acrescente a linguiça calabresa cortada em rodelas finas, a cebola com o bacon e o molho de carne. Acerte o sal e deixe ferver até engrossar o caldo.