Literatura
Para falarmos do mito, primeiramente devemos conceituar o mito e partindo dessa perspectiva, em segundo plano fazer a análise concisa do filme “O nevoeiro” fazendo a relação mítica com o que pode provocar na mente das pessoas.
Entretendo, o mito são narrativas verdadeiras ou não. Vem do grego, “mythos” e significa discurso ou narrativa, independente do julgamento que fizemos tanto verdadeiras ou não.“O mito é uma realidade cultural extremamente complexa, que pode ser abordada e interpretada em perspectivas múltiplas e complementares ele conta uma história sagrada, relata um acontecimento que teve lugar no tempo primordial, o tempo fabuloso dos começos. O mito conta graças aos feitos dos seres sobrenaturais, uma realidade que passou a existir, quer seja uma realidade tetal, o Cosmos, quer apenas um fragmento, uma ilha, uma espécie vegetal, um comportamento humano, é sempre portanto uma narração de uma criação, descreve-se como uma coisa foi produzida, como começou a existir” (MIRCEA, Eliade, 1994, p. 10).
É sabido que o mito surgiu na Grécia Antiga como método de explicar assuntos que na época o meio cientifico não fornecia tais respostas. Por exemplo:se um raio caísse, na época os gregos, não tinham conhecimento suficiente pra explicar tal fenômeno pelo método cientifico, então eles usavam a imaginação e inclusive relacionavam o acontecimentos aos deuses, no caso do raio seria porque Zeus está furioso, por isso mandou um raio na Terra”.
Partindo dessa ideia de conceituação mítica o filme “ O nevoeiro aborda alguns exemplos de mitos na vida das pessoas .Quando por exemploaparecem monstros no recinto e a população começavam a relacionar o fato a algo sobrenatural, foi aprimeira impressão das pessoas, pois sabemos mediante teoria, que o mito esta ligado, asobrenaturalidade. Outro ponto importante que exemplifica a questão mítica foia fanática religiosa Sra. Carmody que acreditava que o aparecimento de bichos e a morte de