literatura
Reforma Protestante
A Reforma Protestante difundiu-se a partir de 3 principais vertentes:
Reforma Luterana
A Reforma Luterana iniciou-se no século XVI por Martinho Lutero que propôs uma reforma ao catolicismo. Com as 95 teses de Lutero, fixadas na porta da Igreja Católica de Wittenberg e que criticavam a doutrina cristã, Lutero provocou uma revolução em vários países, principalmente na Alemanha e arredores.
Reforma Calvinista
Na França, Hungria, Genebra e arredores, João Calvino começa a Reforma Calvinista que tinha como principal pilar a ideia de que salvação da alma só ocorria com o trabalho justo e honesto e que havia a predestinação, ou seja, a pessoa nasce com sua vida definida.
Reforma Anglicana
Quando o Rei Henrique VIII rompeu com a igreja por questões matrimoniais que envolviam as irmãs Bolena e o desejo de casar-se pela segunda vez, surgia o Anglicanismo, considerado como uma proposta média entre catolicismo e protestantismo.
Contra Reforma
Preocupado com a perda de fiéis, de poder, de terras e, principalmente, com o avanço do protestantismo na Europa, o papado da época se reuniu na cidade de Trento, na Itália, para traçar um plano de reação contra as reformas protestante. NoConcílio de Trento, o papado definiu que catequizaria terras descobertas por intermédio dos jesuítas, retomaria o Tribunal do Santo Ofício para punir hereges e criaria o Índice de Livros Proibidos para evitar a propagação de ideias protestantes.
A tensão do período foi definitiva não apenas para a política, mas também para a arte e