Literatura Portuguesa 1
Para amar outra pessoa, precisamos sofrer por esse amor ? Segundo a classe Literária Trovadorismo, caracterizada pelas cantigas líricas: cantigas de amor e cantigas de amigo , sim, precisamos sofrer por esse “ amor “ mesmo que ele não seja reciproco. Mas por que amar alguém que não te ama ? Por que amar alguém que seja até comprometida ? E por que fingir esse amor, mesmo que ele não exista ? Bom,a resposta pra isso tudo é bem simples. O trovador, que é quem declara o seu suposto amor muitas das vezes, faz isso por apenas interesses pessoais, devem estar se perguntando : Suposto amor ? Bom, não eram todos os trovadores que amavam de verdade, alguns trovadores só queriam aproveitar do que a amada para quem cantavas, poderia oferecer. Mas vamos com calma e a cantiga de amor ? O que seria ela ?
Na cantiga de amor o trovador destaca todas as qualidades da mulher amada, colocando-se numa posição inferior ( de vassalo) a ela. O tema mais comum é o amor não correspondido. As cantigas de amor reproduzem o sistema hierárquico na época do feudalismo, pois o trovador passa a ser o vassalo da amada e espera receber um benéfico em troca de seus “ serviços “ ( as trovas, o amor dispensado, sofrimento pelo amor não correspondido). Entenderam o por que do Interesse ? E o por que de muita das vezes esse amor não ser verdadeiro ? espero que sim !
Tem uma história bem famosa que retrata essa classe literária, o filme Romeu e Julieta ( William Shakespeare), já ouviram falar ? Se não, calma que explicarei. O filme retrata a história complicada de um casal e de suas famílias que há muitos anos herdaram de seus antepassados uma inimizade, a qual trazia consigo grandes tragédias, essa inimizade tinha como sobrenome os Montechios e os Capuletos, mas o foco principal da história dramática Shakespeare, eram seus herdeiros, Romeu Montechios e Julieta Capuleto, vieram se apaixonar em uma festa na casa dos Capuletos,na qual Romeu entrava como intruso, mesmo