Atividades literatura portuguesa III 1
Atividade de Portfólio O2 Aula 2, atividade de Portfólio 1:
A partir da leitura dos poemas Nevoeiro, da obra Mensagem, e Hora morta, do Cancioneiro, de Fernando Pessoa, responda as questões que seguem:
1. Explique a definição que Pessoa dá de Portugal segundo o poema Nevoeiro.
R. No poema Fernando Pessoa dar a entender que Portugal estar como terra sem dono, que perdeu o brilho, o poeta mostra tristeza e insatisfação por parte dos governantes da época.
2. Fernando Pessoa viveu em um período de ruptura entre o tradicional e o moderno, do qual ele tem aguda consciência. Redija uma justificativa de como a obra Mensagem demonstra isso.
R. Na obra Mensagens o autor divide o livro em três partes: Brasão, Mar português e O Encoberto. Na primeira parte conta a história de glórias portuguesas; na segunda as conquistas de Portugal e na última apresenta o mito sebastianista em torno de Portugal nas épocas de glórias.
3. Refletindo sobre o momento histórico especificamente português e sobre o momento histórico de ruptura que vivia a cultura ocidental (início do século, decadentismo, guerra, vanguardas etc.), explique as imagens presentes nos dois poemas selecionados que expressam e/ou representam a ruptura entre o tradicional e o moderno.
R. Nos dois poemas mostram essa ruptura, pela insatisfação e inquietação poética apresentada pelo o autor como podemos ver no trecho do poema Nevoeiro: Ninguém sabe que coisa quere./ Ninguém conhece que alma tem, e neste outro trecho do poema Hora Morta; Hora oca e perdida,/Cinza de vivida/(Que Poente me invade?)
Fonte: Material de Apoio Solar.
Livro: Língua Portuguesa Prática.
DICIPLINA: LITERATURA PORTUGUESA III TUTORA: ALYNE FERREIRA COSTA POLO: RUSSAS