Literatura de cordel
Aspecto Antropológico e Sociológico da Educação.
Material a ser pesquisado: literatura de cordel com temas do cotidiano, do imaginário da cultura popular (em especial do Nordeste), sempre que possível, relacionados com a temática da disciplina (cultura e sociedade) ou da educação.
1) Ler a publicação (ou as publicações) encontrada (as) e escrever um relatório destacando:
Utilizei em meu trabalho o cordel ‘’O rico e o pobre’’ de Isaura de Melo, Irma de Oliveira de Panelas, campeão do 1° campeonato Brasileiro de Poetas Repentistas, Isaura já publicou vários cordéis entre eles "Caruaru dos meus sonhos.”.
a) O tema do cordel destaca a diferença entre o rico e o pobre a diferença entre essas duas classes sociais.
b) A autora descreveu destacando as necessidades que o povo pobre passa e o luxo que o povo rico vive, neste exemplo ela destaca a necessidade que muitas famílias nordestinas passam com alimentos que na mesa do rico sempre tem fartura e já na do pobre é muito raro ter.
Na mesa do rico tem, maionese e frango assado, tem cozinheiro e copeiro, garçon uniformizado, mesa de pobre só tem, cuscuz de milho ensopado.
c) Os valores culturais que a autora destaca no texto seria o fato da educação para o rico ser sempre melhor que a do pobre, a diferença entre a moradia e outros valores culturais.
d) Moral da historia seria que o pobre mesmo com todas as sua dificuldades, não tendo diploma de doutor é feliz e rico de espírito. Já o rico pelo fato de não passar por nenhuma dificuldade e ter sempre tudo aos seus pés é pobre de amor.
e) Eu usaria esse material em sala como objetivo de mostrar para os meus alunos não só a cultura nordestina, mas também as diferentes formas de culturas que existe no Brasil, sobre os folclores que estão presentes no cordel. E até mesmo quebrar preconceitos da língua nordestina.
2)Assistir ao filme “O Auto da Compadecida” e identificar diferenças e semelhanças entre a obra e