LISTA FTE 01
Segunda Prova de Física Teórica e Experimental I
NOME (Letra de forma):
1.
Considere Uma bala de massa m = 10g é disparada com velocidade de 500 m/s para dentro de um bloco de madeira de massa M = 5 kg, pendurado por dois fios longos, parando rapidamente (veja a figura abaixo à esquerda). Então, bloco + bala deslocam-se para cima, seu centro de massa elevando-se de uma altura h, antes que o pêndulo volte a descer.
a) Escreva a quantidade de movimento (momento linear) do sistema bloco + bala antes da colisão.
b) Calcule a velocidade do sistema bloco + bala logo após o impacto.
c) Calcule a energia cinética da bala antes da colisão com o bloco de madeira.
d) Qual a porcentagem de energia mecânica dissipada no processo de colisão?
e) Qual a altura h atingida pelo conjunto?
2. Calcule o momento de inércia I (a “massa angular” ) de um cilindro de massa M e raio R em relação a um eixo que passa pelo centro da circunferência nas duas faces (veja a figura acima à direita)
3.
Um bloco de massa 5kg está suportado por um cabo preso a uma barra (1 m de comprimento e massa 10 kg) articulada no ponto A, como mostra a figura (abaixo à esquerda). A barra é sustentada por outro cabo (que une os pontos B e C) que está preso à parede no ponto B (cos.
a) Faça o diagrama de forças para a barra e escreva-as em um referencial determinado por você.
b) Escreva as equações de equilíbrio (F = 0 e 0)para a barra e (F = 0) para o bloco.
c) Calcule as forças e os torques associados em relação à origem do referencial que você escolheu.
d) Sabendo-se que o cabo BC suporta uma tensão máxima de 600 N, qual é a máxima massa que um bloco pendurado no ponto C poderia ter para que o cabo BC não arrebentasse?
4.
Considere um sistema composto por duas partículas de massa 2 kg cada, cujas posições em função do tempo são dadas pelos vetores r1 = (4t, t2, 0), r2 = (2t, t4, 0).
a) Qual o vetor