Redes
IP Dinâmico
IP Dinâmico em redes
Ao montar uma rede (com dois ou mais computadores), adquirimos um aparelho para pudermos interligar os micros e também liga-los a internet. Estes aparelhos geralmente são conhecidos como routers e eles trabalham automaticamente. O router é o grande responsável por atribuir um IP para cada computador, sem termos de nos preocupar com o endereço IP, portas e outras configurações de rede.
IP Dinâmico na internet
Ao verificar um endereço IP no setup de um router, ou modem, podemos perceber claramente se o IP é dinâmico ou estático. Se for um IP dinâmico, cada vez que reiniciarmos o modem, o “IP Address” da WAN será alterado.
Vantagens de um IP dinâmico
A vantagem em possuir um IP Dinâmico é que dificilmente ficamos com problemas de conexão. Por exemplo: se a operadora que fornece o serviço de banda larga tiver problemas em algum dos servidores que distribuía endereços IPs, não teremos grandes problemas para continuar em rede, porque ao reiniciar o router, um outro IP que esteja alocado num servidor diferente irá começar a receber dados.
Outro recurso interessante é que ao utilizar um IP Dinâmico, o número de ataques informáticos é bem reduzido, porque cada vez que o modem for ligado, o endereço IP será diferente, dificultando assim a invasão do computador.
IP estático
IP Estático em redes
O IP Estático ou Fixo, é aquele que definimos manualmente. Quando acedemos às “propriedades de ligação local” e vamos às configurações do protocolo TCP/IP, é possível definir o endereço IP manualmente, de modo que este nunca seja alterado.
IP Estático na internet
Hoje em dia é muito raro encontrar utilizadores que possuam um endereço IP fixo, pois as operadoras preferem adotar o sistema de IPs dinâmicos aos utilizadores domésticos, porque estes são mais seguros e eficientes. No caso de pedirmos á nossa operadora para termos um IP Estático, sabemos de antemão que é quase certo que