LISTA EXERC 1 Meios metalicos
Proj. Físico e Cabeamento Estruturado - Lista de Exercícios No. 1
Exercício individual, com consulta.
Referência: Apostila Cabeamento e Infraestrutura e Projeto de redes.PDF (disponível no SINEF)
Atenção: Entregar resposta manuscrita. Não vale resposta digitada.
Assuntos abordados nessa lista: Meios físicos metálicos
Sobre os meios metálicos adotados em cabeamento estruturado para edifícios comerciais, responda:
a) O cabo coaxial não é mais aceito pelas normas de CABEAMENTO ESTRUTURADO, mas esse tipo de cabo ainda é encontrado no cabeamento interno de edifícios comerciais. Nesse cenário, quais são as tecnologias que ainda adotam o cabo coaxial?
b) Os principais cabos de pares trançados adotados em CABEAMENTO ESTRUTURADO atualmente são o UTP e o F/UTP (esse último também já foi chamado, no passado, de FTP e STP). Descreva-os.
c) Descreva os conectores e tomadas que são usados nos cabos UTP e F/UTP.
d) Descreva os patch panels e suas aplicações.
e) De acordo com as normas de CABEAMENTO ESTRUTURADO, os cabos de pares trançados podem ser usados em ambiente externo? Por que?
f) Descreva os conectores S/FTP desenvolvidos para o cabeamento categoria 7.
g) Por que os cabos de pares trançados categoria 7 (S/FTP) encontrarão dificuldade para serem aceitos pelo mercado e pelos profissionais de rede?
h) Descreva cada uma das principais categorias estabelecidas pelas normas para os cabos de pares trançados, bem como seu uso e velocidade de transmissão digital suportada.
i) Quase todos os cabos de pares trançados adotados na transmissão de dados da arquitetura IEEE 802.3 (família Ethernet) podem ter até 100m (comprimento do link mais o comprimento dos patch cords). Explique qual é a única exceção a essa regra.
j) Pergunta: É possível afirmar que um link de rede local IEEE 802.3 1Gbps com cabo UTP categoria 5e terá um desempenho inferior, se comparado com um link de rede local IEEE 802.3 1Gbps com cabo UTP categoria 6? Justifique sua