IdeiasdeRousseau

399 palavras 2 páginas
Esse é o resumo do resumo

Para Rousseau o homem é bom por natureza, pois quando o homem não tinha contato uns com os outros ele vivia bem, porque o indivíduo não tinha que dividir o território com o outro, mas a partir do momento em que ocorre o crescimento populacional o homem passa a ter um contato social com o outro, e esse encontro é a passagem do estado de natureza para o estado de sociedade isso segundo Rousseau é ruim, pois a sociedade corrompe o homem.

A partir desse ponto começa a ideia de propriedade privada, pois o homem precisa dividir a terra, o trabalho, e viver em sociedade, mas sem uma organização gera a desigualdade social e começa a se criar ricos e pobres, fortes e fracos. Para evitar a guerras e desigualdades Rousseau diz que o homem deve sair dessa sitiaçao de alienação que é o estado de sociedade, para o de contrato onde ele propõe a democracia direta, que é aquela situação onde o indivíduo participa do processo de criação em que todos homens em conjunto criariam leis, essa participação do indivíduo na criação é a liberdade.

O processo de criação de leis não é baseada na vontade da maioria e nem de todos e sim de uma vontade geral que é onde todos os indivíduos além de ter aceitação unânime tem que ser algo certo sem olhar para um fato em específico, para Rousseau o homem nasce bom então ele sabe a diferença entre certo e errado, mas se a sociedade o corromper ele, cria-se o legislador que é aquele que deve mostrar aos demais o que é o certo e o errado, mas não o manipulando-os, mas "abrindo a mente", essa pessoa para ele é uma pessoa excepcional.

Nesse caso é adotado a soberania popular, que é onde o povo é o soberano, por causa disso ele não vai transferir e nem ceder seus direitos naturais, ele permanece pois ele não cede pelo fato de ser intransferível, não há um poder absoluto,e ele não transfere porque é uma democracia direta, é infalível porque é baseado no que é certo, e absoluta porque só existe o certo. E para finalizar se no

Relacionados