Lista de Gestão Tecnológica 2
1. Explique o formato da curva de possibilidades de produção. Qual seria esse formato, se os custos de oportunidade fossem constantes?
R= A curva expressa a possibilidade de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção. Qualquer ponto cobre a curva significa que a economia irá operar em pleno emprego, ou em plena capacidade, utilizando todos os fatores disponíveis. Transferência de fatores de produção de um bem X para um bem Y implica um custo de oportunidade, que é igual que ao sacrifício de se produzir parte do produto X para se produzir do Y. Daí, se os custos de oportunidade fossem constantes, a produção de um produto ou outro seriam a mesma.
2. Conceitue a função demanda. Que diferenças há entre demanda e quantidade demandada?
R= Função demanda relaciona a quantidade demandada e um preço de um bem. Sabe- se que quando o preço aumenta, a procura diminui e, quando o preço diminui a procura aumenta. Esta é a Lei da Demanda, caracterizada por uma função decrescente. A diferença entre a quantidade demandada e demanda é que: a primeira representa a quantidade de um determinado bem que os consumidores estão aptos e dispostos a adquirir, em determinado período de tempo, aos diversos preços alternativos, já a demanda representa a relação geralmente inversa, que existe entre o preço de um bem e a quantidade demandada deste bem. É um ponto específico na curva, sofrendo alterações somente quando é alterado o preço do produto que está sendo estudado.
3. Qual o significado de excedente do consumidor? E do produtor?
R= A análise dos benefícios de uma transação entre dois elementos, o vendedor e comprador é frequentemente feita pelo emprego dos conceitos de excedente do consumidor (responsável por medir o benefício obtido pelo consumidor numa determinada transação) e o de excedente do produtor. O excedente do produtor está relacionado ao montante, em unidades monetárias, que este beneficia por