escalas termométricas
Sabe-se que as moléculas que formam um corpo estão sempre em movimento, este movimento pode ser chamado de agitação térmica. Como elas estão em movimento, pode-se afirmar que possuem energia cinética. Esta energia cinética de vibração das moléculas é chamada energia térmica.
Ao aquecer um corpo, observa-se que a vibração das partículas aumenta, enquanto que ao resfriar o corpo, a vibração das partículas diminui.
Do ponto de vista subjetivo, a temperatura esta associada a uma sensação térmica de quente e frio. Porém, esta sensação não é suficiente para se afirmar que um corpo está quente ou frio, pois nossa sensação é relativa.
Por esse motivo foram criados os termômetros, que são equipamentos capazes de medir a temperatura dos corpos.
Os mais comuns são os termômetros de coluna, termopares e as termo resistências.
A temperatura do corpo A é maior que a temperatura do corpo B.
Definição:
Temperatura é a grandeza física que mede o estado de agitação média das partículas do corpo.
Escalas Termométricas
Normalmente os termômetros são calibrados usando como parâmetros as temperaturas de dois estados térmicos diferentes. Estas temperaturas são denominadas pontos fixos. Verificando-se que o ponto de fusão do gelo e ebulição da água, à pressão constante, ocorre sempre à mesma temperatura, esses pontos são usados como pontos fixos na construção dos termômetros, denominados pontos fixos fundamentais:
1º. Ponto fixo - temperatura de fusão do gelo;
2º. Ponto fixo – temperatura de ebulição da água.
ESCALA CELSIUS
É a escala mais usada no mundo. Construída pelo físico e astrônomo sueco Anders Celsius em 1742, ele adotou para o ponto de fusão de gelo o valor 0 (zero) e para o ponto de ebulição da água o valor 100.
A escala Celsius é uma escala relativa, pois o zero absoluto nela não significa ausência de agitação molecular. Por isso utilizamos representação gráfica: ° . Ex: 18 °C.
A escala Celsius também é