Lista de Farmácia - Fisiologia Profº Pedro Leme
Prof. Pedro Leme, Sala G1-014, IBCCFº, UFRJ.
Estudo Dirigido número 3 – Secreção Biliar,Morfofunção de Epitélio Intestinal e Digestão e Absorção de Açúcares, Proteínas e Lipídeos e Função do Intestino Grosso.
1) Explique a função da CCK durante a regulação na eliminação da Bile?
A cck é liberada na mucosa intestinal e age em resposta da hidrólise lipídica. Ela contrai a musculatura lisa da vesícula biliar e relaxa o esfíncter de Oddi, que é um espessamento da musculatura circular e longitudinal da parede intestinal que envolve o ducto biliar, permitindo o esvaziamento da vesícula e fluxo secretor de bile para o duodeno. A essa ação da CCK denomina-se efeito colagogo
2) Explique moléculas anfifílicas e como essa propriedade pode auxiliar a emulsificação das gotas lipídicas?
Moléculas anfifílicas são moléculas que apresentam a característica de possuírem uma região hidrofílica (solúvel em meio aquoso), e uma região hidrofóbica (insolúvel em água, porém solúvel em lipídios e solventes orgânicos). Dessa forma, a região hidrofóbica atrai as gorduras, formando micelas, que ao serem lançadas no duodeno, diminuem a tensão superficial das gotas de gorduras em suspensão no fluido lumial, rompendo-as em gotículas, ou seja emulsificando-as.
3) O que ocorre na vesícula biliar em relação ao conteúdo biliar? Qual a importância da circulação êntero-hepática?
O conteúdo biliar vai ser concentrando, ou seja, vai haver a absorção de água e íons para ampliar o armazenamento por parte da vesícula biliar e ampliar o seu poder emulsificador. A circulação êtero-hepática é importante para que seja feita a reabsorção e reaproveitamento dos sais biliares, pois somente a produção de bile feita pelo fígado não seria suficiente para agir na digestão de lipídios.
4) Descreva a absorção de glicose ou galactose pela célula intestinal?
A glicose/galactose é captada ativamente do lúmen