Apostila Diodo Zener
PROFESSOR: Carlos Alexandre Pavonato
DISCIPLINA: Eletrônica Analógica (EA)
DIODO ZENER
1 Introdução
Um diodo zener é constituído por uma junção PN de material semicondutor (silício ou germânio) e por dois terminais, o Anodo (A) e o Cátodo (K) (figura 1). Sua diferença física se comparado ao diodo semicondutor é a intensidade e tipo de dopagem realizada (inserção de “impurezas” na estrutura cristalina do material). Fisicamente o mesmo é muito parecido com os diodos semicondutores, sendo somente possível, às vezes, identificá-lo por datasheets ou pela verificação do funcionamento.
2 Polarizações possíveis
Assim como o diodo semicondutor, o diodo zener também pode ser polarizado de duas maneiras, polarização direta e polarização reversa.
2.1 Polarização direta
Quando polarizado diretamente, o diodo zener se comporta da mesma forma que um diodo semicondutor, entrando em condução e assumindo uma queda de tensão de 0,7V para o silício e 0,3V para o germânio (figura 2).
2.2 Polarização reversa
Nesta polarização, enquanto o diodo semicondutor bloqueia a circulação de corrente, o zener atua como regulador de tensão, ao atingir a região de avalanche, a tensão sobre os terminais do zener permanece praticamente constante, fazendo o mesmo entrar em condução (figura 3).
3 Características do diodo zener
As características técnicas que devem ser respeitadas para que o diodo zener não queime e ocorra um curto-circuito ou abertura da junção são:
TENSÃO ZENER (Vz): É o valor de tensão no qual o diodo zener entra em condução, quando polarizado reversamente. Os valores de tensão são padronizados pelos fabricantes.
POTÊNCIA ZENER (Pz): É a potência que o diodo zener pode dissipar, quando percorrido pela corrente reversa. Seu valor é expresso pela fórmula Pz = Iz.Vz, No mercado são comuns diodos zener com potências zener entre 400mW e 1W.
COEFICIENTE DE