LISTA DE EXERCÍCIOS RENDA NACIONAL
Disciplina: Economia Política
Prof. Wander M. M. Ulhôa
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------1º QUESTÃO) O Gráfico abaixo a evolução das taxas de crescimento do PIB (%) trimestral e acumulado em quatro trimestres (1o trimestre/2008-3o trimestre/2013).
Tendo por base estas informações que conclusões podemos obter analisando o período.
RESPOSTA: No último trimestre de 2008 a economia brasileira desacelerou rapidamente em razão da crise do mercado subprime nos Estados Unidos, cujas repercussões desdobraram durante o ano de 2009. A partir de 2010, houve forte recuperação motivada, em grande medida, por políticas fiscais e monetárias expansionistas. Em 2011, o ciclo de crescimento do PIB inverte novamente, ainda que as taxas sejam positivas é possível observar que o movimento é decrescente até 2012. Os resultados de 2013 demonstram leve recuperação vis-à-vis 2012.
Fonte: www.ipea.gov.br
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------2º QUESTÃO) O Gráfico abaixo mostra a evolução (em %) da Taxa Básica de Juros
(SELIC), no período de julho de 2012 a janeiro de 2014. Explique os efeitos desta variável no PIB, destacando o consumo das famílias e o investimento.
RESPOSTA: A taxa de juros exerce efeitos relevantes em relação ao consumo das famílias e do investimento, ainda que ocorra certa defasagem temporal. O fato é que o incremento dos juros encarece o crédito, ou seja, o custo do dinheiro se eleva. Portanto, as famílias vão reduzir o consumo, o que afeta a produção (ampliação da capacidade ociosa e aumento dos estoques).
Diante deste cenário os empresários percebem que as vendas vão desacelerar e refazem seus planos de investimentos, podendo inclusive cancelá-los. Ademais, é necessário ressaltar que o financiamento ao investimento encarece, podendo inviabilizar o novo