Lista de Exercício Economia Empresarial
Elasticidade-preço da demanda: é a variação percentual na quantidade demandada de um bem que resulta de 1% de aumento em seu preço.
Elasticidade-preço da oferta: corresponde à variação porcentagem na quantidade de um bem que resulta de 1% de aumento em seu preço.
Elasticidade-renda: corresponde a variação percentual da quantidade demandada ou ofertada, resultante de um aumento de 1% da renda.
Elasticidade cruzada da demanda é medida de quanto varia a demanda por um bem em resposta a uma variação de preço de outro bem. Caracteriza-se por ser positiva quando medida entre bens substitutos, entre bens complementares negativa, e zero entre bens independentes.
2) Estabelecer comparações entre as elasticidade-preço da demanda e da oferta e a elasticidade-renda no curto e no longo prazo.
A diferença entre as elasticidades de curto e longo prazo de um bem é explicada pela velocidade com que os consumidores reagem a mudanças no preço e pelo número de bens substitutos disponíveis.
Elasticidade-preço da oferta à alteração percentual na quantidade oferecida, que ocorre em resposta a uma variação de 1% no preço de certo bem ou serviço. Ela medirá o grau de sensibilidade da quantidade oferecida perante variações no preço. Um aumento no preço leva à elevação da quantidade ofertada pelas empresas. Em certos mercados, algum as empresas são capazes de reagir rapidamente, e com custos baixos, a mudanças no preço; outras empresas, porém, não conseguem reagir com a mesma rapidez, devido a restrições de capacidade produtiva no curto prazo. As empresas com restrição de capacidade no curto prazo apresentam elasticidade da oferta mais baixa que as demais; entretanto, no longo prazo, todas as empresas conseguem aumentar sua produção, de modo que a elasticidade agregada de longo prazo tende a ser maior que n curto prazo. A elasticidade-preço da demanda (Ed) mede a reação