Teste de Chama
Departamento de Ciências Naturais - DCN
CURSO: AGRONOMIA
DISCIPLINA: ELEMENTOS DE QUÍMICA TURMA: P2 I SEMESTRE
PROFESSORA:
DATA DA EXPERIÊNCIA: 08/05/2014 DATA DA ENTREGA: 22/05/2014
TÍTULO DO EXPERIMENTO: TESTE DE CHAMA
N NOME DOS COMPONENTES DO GRUPO NOTA
Vitória da Conquista – Ba
Maio de 2014
1. OBJETIVOS
Observar e identificar por meio da cor produzida na chama durante a queima de elementos químicos metálicos presentes em sais e em alguns cátions, que estão relacionados com os fenômenos luminosos do espectro eletromagnético e como o Modelo Atômico de Bohr até suas limitações.
2. RESUMO
O teste de chama é um método que tem como objetivo identificar elementos químicos a partir da coloração emitida em uma chama. Quando um composto é submetido ao aquecimento, em umas chama, os íons presentes no metal começarão a emitir luz. Levando em consideração as cores do espectro luminoso visível, os compostos iram modificar a cor da chama para uma cor característica do elemento.
3. INTRODUÇÃO TEÓRICA
O cientista dinamarquês Niels Bohr aprimorou em 1913, o modelo atômico de Rutherford – baseado na teoria de que o núcleo do átomo é formado por prótons e ao redor do núcleo estão os elétrons. Surgiram assim, os chamados Postulados de Bohr:
Os elétrons se movem ao redor do núcleo em número limitado de órbitas bem definidas. [1]
Movendo-se em uma órbita estacionária, o elétron não emite nem absorve energia. [1]
Ao saltar de uma orbita para outra, o elétron emite ou absorve uma quantidade definida de energia, chamada quantum. [1]
A teoria do modelo atômico de Bohr trouxe contribuições importantes para compreensão da estrutura atômica. Uma das principais foi à explicação dos espectros de emissão dos átomos. A emissão da luz era provocada por uma descarga elétrica através do hidrogênio. Alguns destes átomos podem adquirir um excesso de energia