Lista de exercicios
1- avaliar pelo valor total das transações realizadas no mercado de produtos finais. Produto Nacional- valor monetário de todos os bens finais produzidos na economia em 1 ano
2- Avaliar pelo total de pagamentos aos serviços de fatores contratados pelas empresas no mercado de fatores.- Renda nacional- total de pagamentos feitos aos fatores de produção que fora utilizados para a obtenção dos produtos finais.
3-Avaliar pela despeza- Despeza nacional- são os gastos dos agentes econômicos como produto nacional.
Valor adicionado- é o calculo do que cada ramo da atividade adicionou ao valor do produto final, em cada etapa do processo produtivo.
Poupança Agregada –é a parcela da renda nacional não consumida , istoé, da renda gerada, a parte não gasta em bens de consumo.
Investimento agregado- é o gasto com bens que foram produzidos mas não serão consumidos.
Depreciação- é o consumo do estoque de capital físico num dado período
Taxa de Inflação- é a variação porcentual do índice de inflação.
Distorções causadas pela inflação- 1-redução no poder aquisitivo das pessoas que dependem de rendimentos fixos, os quais possuem prazos legais de reajustes. 2 Efeitos sobre o balanço de pagamentos – O produto nacional tende a ficar mais caro relativamente ao produto externo.
Inflação de demanda- refere-se ao excesso de demanda agregada em relação á produção disponível.
Monetaristas- corrente que enfatiza o papel da política monetária que seria menos intervencionista do que a política fiscal.
Fiscalistas- corrente que defende a atuação ativa do governo por meio da política econômica.
Teoria quantitativa da moeda- dada pela expressão por meio da qual se mostra que multiplicando o estoque de moeda pela velocidade com quem a moeda cria renda tem-se o total da renda nominal.
Inflação de custos- provocada por aumentos de custos diminuindo a oferta agregada.
Inflação de custos induzida- aumento de custos devido ao aumento dos salários.