LISTA DE EXERC CIOS CORRENTE ELETRICA E MAGNETISMO 3 E
1102 palavras
5 páginas
LISTA DE EXERCÍCIOS1) A primeira utilização prática do magnetismo foi a bússola, inventada pelos chineses na dinastia Han, em 200 d.C., e baseada na propriedade que uma agulha magnetizada tem de se orientar na direção do campo magnético terrestre. A bússola foi empregada em navegação pelos chineses em 900 d.C., mas só foi descoberta e usada pelo mundo ocidental a partir do século XV. Os fenômenos magnéticos ganharam uma dimensão muito maior quatro séculos mais tarde, com a descoberta de sua relação com a eletricidade através dos trabalhos do dinamarquês Hans Christian Oersted (1777-1851), do francês André Marie Ampère (1775-1836), do inglês Michael Faraday (1791-1867) e do norte-americano Joseph Henry (1797-1878), para citar alguns poucos exemplos. No final do século XIX, diversos fenômenos já eram compreendidos e tinham inúmeras aplicações tecnológicas.
Dentre os inúmeros equipamentos e dispositivos eletrônicos que nos rodeiam que utilizam em seu funcionamento os princípios do magnetismo e interações entre campos magnéticos, podemos citar:
A) O fogão elétrico
B) Alto falante
C) Chuveiro elétrico
D) Ferro de passar roupa
E) Lâmpada de LED
2) Por mais que tentemos mudar a direção da agulha da bússola com as mãos, ela retornará teimosamente sempre à mesma direção, mesmo que estejamos afastados da influência magnética de outros corpos. Mas afinal, por que isso acontece? Para responder a essa pergunta precisamos conhecer as propriedades que caracterizam os imãs. Com relação a essas propriedades magnéticas, é correto afirmar que:
A) Corpos magnetizados ou imãs atraem qualquer tipo de material.
B) Os ímãs possuem regiões em que as propriedades magnéticas se tornam mais intensas, os polos.
C) Em ímãs que podem mover-se livremente, o polo que se orienta em direção ao norte geográfico da Terra é chamado polo norte do ímã.
D) Ao aproximarmos dois ímãs, verificamos que os polos magnéticos de mesmo nome se atraem.
E) Quando partimos um ímã em vários pedaços, cada um