Lista com 30 danças
O forró universitário possui mais evoluções. Os passos principais são: dobradiça - abertura lateral do par; caminhada - passo do par para a frente ou para trás; comemoração - passo de balançada, com a perna do cavalheiro entre a perna da dama; giro simples; giro do cavalheiro; oito - o cavalheiro e a dama ficam de costas e passam um pelo outro.
Maracatu - O Maracatu é a mais tradicional dança dramática de origem afro- descendente presente na cultura do povo cearense, configurando um cortejo formado por baliza, porta-estandarte, índios brasileiros e nativos africanos, negras e baianas, negra da calunga, negra do incenso, balaieiro, casal de pretos velhos, pajens, tiradores de loas e batuqueiros, em reverência a uma rainha negra e sua corte real. No Ceará, o povo caboclo usa uma mistura de fuligem, talco, óleo infantil e vaselina em pasta para tingir o rosto de negro.
Samba - Como dança, tem suas origens possivelmente em Angola e no Congo e foi trazida para o Brasil pelos escravos destas regiões. O nome supõe-se, seja proveniente da palavra sembe que era a umbigada, ponto culminante da dança. Era inicialmente dançado nos terreiros das senzalas, à noite, após o dia de labor dos escravos. Primeiramente foi difundida no Maranhão e Bahia, chegou ao Rio de Janeiro em fins do século XIX. Era uma dança coreográfica com ritmo compassado marcado com batidas de pé e animada por violentos sons de percussão, e somente a partir da primeira década do século XX passou a ter um aproveitamento estilizado. Depois da abolição, os negros se espalharam pelas cidades mas continuaram com seus