Lista 1
1. Bens de consumo são os bens móveis com vida útil estimada superior a dois anos, mas que o custo de controle é maior do que o benefício que ele traz para a administração (análise custo-benefício) não são tombados e registrados contabilmente. Assim, no momento de sua aquisição são contabilizados como material de consumo (classificados como despesas). Nessa situação, o controle é apenas de relacionamento para fins de responsabilidade administrativa.
2 É importante que a Gestão de Estoques trabalhe para reduzir o custo de permanência dos produtos nos armazéns, visando a eficácia no transporte interno para seu ponto de venda. Suas vantagens são: processamento mecanizado dos produtos, facilidade no fluxo de mercadorias, redução de investimento em estoque, centralização das operações, o que possibilita uma menor movimentação, e a economia de custo em recursos humanos, visto que se esse estoque fosse descentralizado, aumentaria a necessidade de mão de obra. Algumas desvantagens são: lentidão para ajustar-se às novas particularidades, manuseio extra para perecíveis, aumenta um estágio na distribuição, risco de interrupção das operações, caso haja um acidente a rede sofreria por falta de abastecimento.
3
12) RESPONSÁVEIS
12.1) CONCEITO
A responsabilidade, nos termos do CTN, decorre de disposição expressa da lei elegendo terceira pessoa, vinculada ao fato gerador da respectiva obrigação tributária como responsável pelo cumprimento da mesma, podendo ou não excluir a responsabilidade do contribuinte ou atribuindo-a em caráter supletivo. Esta responsabilidade, nos termos da lei, pode se ser estabelecida de forma solidária, onde o responsável responde diretamente pela obrigação, podendo ser exigida todo o crédito tanto do contribuinte quanto daquele, ou de forma subsidiária, onde há o benefício de ordem, devendo primeiro se exigir o crédito daquele que deu causa ao nascimento da obrigação e