Lisboa revisitada analise completa
INTRODUCAO:
O episódio « Lisboa revisitada » encontra-se no no capítulo XVIII, último capítulo do romance. Para sermos mais explícitos, este episódio ocorre depois de toda a trama principal ser revelada. Carlos e Maria Eduarda já sabem que são irmãos, o avô de Carlos, Afonso da Maia, morre ao saber da relação incestuosa dos dois. Após a morte do avô, Carlos conta a verdade à irmã, o que põe um ponto final à relação, porque Maria Eduarda envergonhada de ter cometido tal pecado, se afasta do irmão e vai viver em França. Quanto a Carlos, também muito devastado pelo acontecimento e pela morte de seu avô, viaja pelo mundo, primeiro com o Ega e depois sozinho. Um ano e meio depois Ega regressa a Portugal com a ambição de escrever um livro intitulado « Jornadas da Ásia » e conta que Carlos ficara a viver em Paris « instalado em Paris, num delicioso apartamento dos Campos Elisios, fazendo a vida larga de um principe artista da Renascença » (p.698)
Carlos voltará a Portugal 10 anos depois e revê os amigos. é isso que será retratado neste episódio. Carlos almoça no Hotel Bragança com Ega, que lhe conta todas a novidades. A seguir o Almoço, os dois amigos fazem um passeio por Lisboa e constatam a decadência contínua da capital e do país inteiro.
As personagens intervenientes neste episódio são: Carlos, Ega e Dâmaso mas também são referidas outras personagens tais como: Maria da Cunha D.Diogo e Sequeira. Refere-se igualmente o Craft, Steinbroken, Eusêbiozinho, Palma, Vilaça, D. Adosinda ( passagem cómica : senhora que não fala bem português). Antes desse episódio fala-se também do Cruges , e depois fala-se de Maria Eduarda que tinha escrito uma carta a Carlos, avisando-o que ia casar com M.Trelain « um gentillhomme campagnard » ( P.720) e que vivia em Orléans numa quinta chamada Les Rosières.As personagens presentes : Carlos , Ega e Dâmaso mudaram fisicamente mas ao fundo e ao cabo conservavam a mesma mentalidade :Carlos: