lipídios
Características gerais dos lipídeos:
Os lipídeos formam um grupo de moléculas heterogêneas, mas, em geral, são moléculas apolares insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos (clorofórmio e acetona, por exemplo). São importantes como reserva de energia (triacilgliceróis); estrutura
(fosfolipídeos); informações (hormônios esteróides) etc.
Dividem-se basicamente em cadeias abertas, formados por cabeças polares e longas caudas apolares e inclui ácidos graxos e triacilgliceróis entre outros e também cadeia cíclica, como os esteróides (colesterol e hormônios sexuais, por exemplo).
Lipídeos de cadeia aberta:
Ácidos graxos
Os ácidos graxos são formados por um grupamento carbonila (hidrofílico) na extremidade polar e uma cadeia de hidrocarbonetos (hidrofóbica) na cauda apolar. São anfipáticos, já que uma parte se dissolve em água e a outra é apolar. Exemplo: ácido láurico
(dodecanóico) saturado CH3(CH2)10CO2H.
O
C
CH2 CH2
CH2
CH2
CH2
CH2
CH2
CH2
CH2 CH2 CH3
OH
Ácido
carboxílico
Hidrocarboneto
Normalmente os ácidos graxos nos seres humanos contêm número par de átomos de carbono, e a cadeia de hidrocarbonetos não é ramificada.
Podem ser:
Saturados: quando só apresentam ligações simples. Estão presentes nas gorduras animais e tendem a ser sólidos em termperatura ambiente. Seu consumo promove a elevação nos níveis de LDL no sangue.
Exemplos: láurico (12C); mirístico (14C); palmitico (16C); esteárico (18C); araquídico
(20C).
Insaturados: quando existem ligações duplas entre os carbonos na cadeia. Estão presentes em óleos vegetais e tendem a ser líquidos em temperatura ambiente. Promovem a diminuição do LDL e de triacilgliceróis no sangue.
Exemplos:palmitoleico (16:1 - 9); oleico (18:1-9); linoleico (18:2-9,12); linolênico
(18:3-9,12,15) e araquidônico (20:4 -5, 8,11, 14).
Nesse sistema, a notação 16:1 - 9 indica que o ácido graxo tem 16 carbonos e 1 ligação dupla no carbono 9.
Profª