lipídios
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA PARA ENFERMAGEM
PROFESSORA: MARIA DAS GRAÇAS CASTELO BRANCO SOARES
REAÇÕES DE CARACTERIZAÇÃO DOS LÍPIDIOS
GISELLE MARY IBIAPINA BRITO
LANA KAROLYNA ROCHA DE OLIVEIRA
MARCOS ANDRÉ SIQUEIRA DE SOUSA
MARIA DO SOCORRO RIBEIRO DE ARAÚJO SARMENTO
MATHEUS SOUSA MARQUES CARVALHO
TERSINA-2013
RESUMO
Na seguinte prática objetivou-se a caracterização dos lipídios, e analisar as propriedades físicas e químicas dos ácidos graxos e triacilgliceróis, através das reações de Hidrólise alcalina dos triacilgliceróis, Separação dos ácidos graxos, Solubilidade dos ácidos graxos nos solventes, Formação de “sabões” por redissolução dos ácidos graxos, Separação dos “sabões” por salificação e Formação de “sabões” insolúveis.
INTRODUÇÃO
Os lipídios biológicos constituem um grupo de compostos que, apesar de quimicamente diferentes entre si, exibem a sua insolubilidade em água como característica definidora e comum a todos, insolubilidade em água. As funções biológicas dos lipídios são tão diversas quanto a sua química. As gorduras e óleos são as principais formas de armazenamento de energia. (NELSON, 2002)
As gorduras e os óleos, usados quase universalmente como formas de armazenamento de energia nos organismos vivos, são compostos do ponto de vista químico, altamente reduzidos e derivados dos ácidos graxos. As propriedades dos ácidos graxos e dos compostos que os contem são principalmente determinadas pelo comprimento e pelo grau de instauração da cadeia de hidrocarbonetos. (NELSON, 2002)
Os lipídios mais simples constituídos de ácidos graxos são os triacilgliceróis, também chamados triglicerídeos, gorduras ou gorduras neutras. A maioria das gorduras naturais, como aquelas dos óleos vegetais, dos laticínios e a gordura animal, são misturas complexas de