Lipídios
Tema: Lipídios
Objetivos: Conceituar e caracterizar os lipídios Citar as funções dos lipídios
Conceito: Biomoléculas que se caracterizam pela alta solubilidade em solvente orgânico(como éter, o álcool e o clorofórmio) e baixa solubilidade em água.
Os lipídios são componentes essenciais das estruturas biológicas. Encontram-se distribuídos em todos os tecidos mas principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura(adipócitos). Os lipídios apresentam diversas funções, como energética, estrutural e hormonal. A membrana plasmática, por exemplo, é constituída basicamente por lipídios. O tecido adiposo nada mais é do que uma reserva de lipídios para ser usada como fonte de energia.
Os lipídios possuem muito mais ligações carbono hidrogênio do que as outras biomoléculas. São moléculas pouco polarizadas já que carbono e hidrogênio possuem eletronegatividade semelhantes.
Ao contrário das outras biomoléculas, os lipídios não são polímeros(não são repetições de uma unidade básica).
Embora apresentem estrutura relativamente simples, as funções dos lipídios são complexas e diversas, atuam no metabolismo e na definição estrutural das células.
Tipos de Lipídios:
Acilgliceróis(glicerídeos): compostos por de 1 a 3 moléculas de ácidos graxos esterificados ao glicerol, formando nomo, di ou tri-acil-gliceróis(mono, di ou triglicerídeos).
Os glicerídeos são os mais importantes como fonte de alimento. Os óleos são encontrados principalmente nas sementes das plantas(como reserva energética).
Ceras: ácidos graxos de 16 a 30 átomos de carbono e álcool mono-hidroxílico de 18 a 30 átomos de carbono. As ceras são mais abundantes nos vegetais como impermeabilizantes de folhas, frutos, pétalas, etc.
Fosfolipídeos: ácido graxo mais fosfato
Esfingolipídeos: ácido graxo mais esfingosina
Glicolipídeos: ácido graxo mais glicerol mais açúcar.
O grupo dos lipídeos complexos é o dos esteróides.