Lipídios e Proteínas
Uma parte do açúcar ingerido é usada rapidamente como fonte de energia. Outra é armazenada no fígado e nos músculos para ser utilizada mais tarde. No entanto, esses órgãos têm certos limites na capacidade de armazenar substâncias. Por isso, quando ingerimos carboidratos em excesso, uma parte será transformada em gordura e depositada sob a pele e em volta de diversos órgãos do corpo.
Essa gordura serve como uma reserva de energia para épocas de doenças ou de falta de comida.
A gordura é usada também na construção da membrana das células, na produção de algumas hormônios e ainda para proteger o corpo contra variações de temperatura (a gordura é um bom isolante de calor) e pancadas ou choques. Além disso, fornece um pouco da energia consumida nas atividades do organismo.
O problema, portanto, não é a gordura em si, mas o excesso dela, que pode prejudicar a saúde. Mas não é só comendo doces ou massas que você cria gordura em seu corpo. Os lipídios podem ser ingeridos diretamente através de alimentos. São encontrados tanto em alimentos de origem vegetal como de origem animal: leite e derivados, gema do ovo, banha, toucinho, carnes e derivados, margarina, azeite, óleos, etc. Nos alimentos de origem animal são mais comuns as chamadas gorduras saturadas, que, em geral, são sólidas. Já nos de origem vegetal são mais comuns as gorduras insaturadas, que quase sempre, estão no estado líquido e, por isso, são chamadas de óleos. Cada grama de lipídio fornece nove calorias. Os lipídios, quando ingeridos em excesso, aumentam o risco de doenças cardiovasculares, derrames e câncer e podem levar à obesidade e ao diabetes. Suas fontes podem ser de origem animal (manteiga, carnes,