Lipídios e Proteinas
Classificação dos lípidos A grande heterogeneidade dos lípidos justifica a existência de diversas classificações. Uma delas, por ventura a mais simples, agrupa os lípidos, à partida, em três classes: lípidos simples, lípidos conjugados e lípidos derivados.
Lípidos simples Os lípidos simples compreendem os glicéridos e as ceras. Os glícéridos são ésteres do glicerol e de ácidos gordos; são habitualmente designados por óleos ou gorduras, consoante se encontrem em estado líquido ou sólido, à temperatura ambiente. As ceras são igualmente ésteres, mas de mono-álcoois de elevado peso molecular.
a) Glicéridos Como foi dito, os glicéridos são ésteres do glicerol de ácidos gordos. Estes, podem ser saturados ou possuírem uma ou mais duplas ligações (insaturados). Os ácidos gordos saturados obedecem à fórmula CH3 – (CH2)n – COOH, e possuem um número par de átomos de carbono. A estrutura mais simples é do tipo representado na figura seguinte, tendo em conta que os ângulos da valências são de 109º. Estrutura molecular de um ácido gordo Os ácidos gordos são insolúveis na água em razão da maior parte da molécula, formada por CH2-, ser hidrofóbica, e somente o radical carboxílico ser hidrofílico. O glicerol é um tri-álcool com três carbonos. É solúvel na água e insolúvel ou pouco solúvel nos solventes orgânicos.
Glicerol Ao ser esterificado por ácidos gordos, o glicerol dá origem aos glicéridos.