lipossomas
Hevelin Kienen Sauer1
Scheyla Militzer2
Daisy Janice Aguilar Netz3
RESUMO
Lipossomas são vesículas carreadoras micro ou nanométricas, compostas de fosfolipídeos, colesterol e água, organizados de forma semelhante a membranas biológicas, ou seja, em bicamadas, podendo haver uma ou várias bicamadas no mesmo sistema, podendo variar com relação ao tamanho e a disposição destas bicamadas Pelas características polares e apolares dos compartimentos formados, podem encapsular tanto ativos lipofílicos, como vitamina E, Idebenona, Coenzima
Q10, entre outros, como ativos hidrofílicos, como a vitamina C e a cafeína. A importância destes sistemas está relacionada ao fato de proporcionarem, quando comparados com veículos cosméticos tradicionais, carregamento efetivo de ativos, proteção de ativos que sofram oxidação ou hidrólise em meio aquoso e a possibilidade de interagirem de forma positiva com lipídeos de membrana, favorecendo intrinsecamente a hidratação cutânea. Este trabalho objetivou o conhecimento a respeito dos aspectos estruturais dos lipossomas, bem como os métodos empregados para a obtenção e os produtos disponíveis no mercado cosmético que contenham tais carreadores. Para isso, foi utilizada a pesquisa documental do tipo descritiva exploratória. Assim, com base na metodologia proposta foi possível descrever detalhadamente a estrutura lipossomal mínima, os métodos empregados no preparo, as vantagens de tais sistemas e as limitações, especialmente no tocante a estabilidade física. Foram abordados também quais sistemas sucederam aos lipossomas tradicionais e que se encontram disponíveis para aplicação em produtos cosméticos.
Palavras-chaves: Lipossomas. Cosméticos. Carreadores.
1 INTRODUÇÃO
Globalmente, cuidar do corpo é cada vez mais um ato contemporâneo, que há muito deixou de ser uma atividade supérflua, sendo cada vez mais associado ao bem estar geral e aos cuidados com a saúde e com a autoestima.