Biodigestor
Objetivo
Este projeto tem como objetivo, proporcionar a construção e disseminação de biodigestores nos bairros adjacentes da Associação Obra do Berço que na região do Campo Limpo, zona sul da cidade de São Paulo.
O objetivo é construir um sistema de coleta de lixo orgânico para a produção de energia em forma de biogás através da tecnologia do biodigestor em espaços comunitários da região.
Justificativa
Em nossas pesquisas sobre a situação socioambiental da região, relatamos que existe uma grande quantidade de resíduos orgânicos, que são despejados, por muitas vezes, nos rios da região. A partir dessa situação-problema, nós, jovens participantes do projeto Jovens Urbanos, elaboramos um projeto que visa a construção de biodigestores nos bairros próximos à região da AOB. O uso do biodigestor causará uma melhoria na qualidade do meio ambiente; tem grande vantagem na utilização do composto orgânico como adubo, devido o processo de estabilização da matéria orgânica; o projeto de biodigestor trará benefícios à toda a comunidade, econômica e socioambientalmente; e o uso de um biodigestor reduzirá a emissão de metano e óxido nitroso para a atmosfera, diminuindo o efeito estufa.
Atividades para divulgar o projeto
Palestra de sensibilização da importância do biodigestor no espaço comunitário que irá receber o projeto piloto.
Construção do biodigestor com a participação da comunidade envolvida.
O QUE É UM BIODIGESTOR?
O biodigestor é um equipamento usado para a produção de biogás – uma mistura de gases produzida por bactérias que digerem matéria orgânica em condições anaeróbicas. A matéria orgânica utilizada na alimentação do biodigestor pode ser de resíduos de produção vegetal (poda, palha, folhas, etc.), de produção animal (esterco e urina) ou da atividade humana (fezes, urina e lixo doméstico). O biogás produzido pode ser usado como combustível, substituindo o gás GLP, e na geração de energia elétrica, através de geradores