atps 5 semestre
Para que as politicas de desenvolvimento de um país sejam plenas é necessário que haja uma cooperação e parceria entre o Estado, o mercado (conjunto de agentes econômicos) e a sociedade, em busca de uma visão múltipla, integrada e sustentável de desenvolvimento.
Quando uma instituição ou grupo está iniciando um processo de planejamento, é necessário que se apresentem, de forma geral, as partes básicas de um processo científico e participativo, acrescido de textos e suas análises sobre planejamento. Tal apresentação deve conter os níveis em que o planejamento se realiza e seu tipo, bem como a sua importância para a transformação da realidade e o esquema básico de um processo de planejamento participativo.
Em análise, esta etapa faz-se muito importante, pois é a preparação e iniciação de um grupo que deseja a transformação, que deseja planejar as ações de intervenção de forma qualificada.
Um Planejamento se inicia com a elaboração do Marco Referencial, que na realidade é a expressão do rumo que o grupo tem para seguir, tomando posição em relação a realidade existente. Ao se definir o Marco Referencial de uma ação, define-se a essência dela e é neste contexto que se busca responder questionamentos básicos, tais como:
Em que se fundamenta o nossoquerer?
Em que medida esta ação vai colaborar para a construção de uma nova visão social?
O marco referencial compõe-se de três partes fundamentais:
Marco Situacional (onde estamos? como vemos a realidade?).
Marco Filosófico (para onde queremos ir?)
Marco Operativo (que horizonte queremos para nossa ação?)
Concluída esta etapa, o passo seguinte é a elaboração do diagnóstico global da instituição a partir das questões respondidas, respeitando o esquema básico: há um marco de referência; há uma realidade que os participantes conhecem; o que se está fazendo é um juízo sobre esta realidade concreta, comparando-a com o ideal apresentado no marco.
Contudo, ainda resta elaborar a programação onde é