Lipoproteínas
Departamento de Química
Centro de Ciências e Tecnologia
Cursos: Química Industrial e Licenciatura em química
Componente curricular: Bioquímica
Professora: Juliana P. de Castro
Alunos: Jusmar Alves de Carvalho
Cleidiano Azevedo Lima
Renan Aureliano
Tex Wilker Martins
Lipoproteínas
Índice
Lipídeos
Introdução.
Lipoproteínas
O que são?
Função.
Estrutura.
Classificação.
Transporte.
LDL x HDL
Conclusão
Referências
Lipídeos
Introdução:
Lipídeos São biomoléculas insolúveis em água, e solúveis em solventes orgânicos. • Os lipídeos anfipáticos, que possuem partes hidrofílica e hidrofóbica, possuem boa dissolução na água quando formam micelas, em que as partes hidrofóbicas situam-se na região interior dessas “cápsulas”.
Micela
Meio aquoso
Hidrofílica
Lipídeo
Hidrofóbica
Função Fonte de energia para as células, constituintes da membranas celulares, isolantes térmicos e facilita as reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos.
Lipoproteínas
Lipoproteínas São compostos que contém lipídeos anfipáticos, triglicerídeos, colesteróis, ácidos graxos e proteínas especiais chamadas apoproteínas ou apolipoproteínas. Podem ser classificadas de acordo com seu tamanho e densidade em: Quilomícrons, VLDL, IDL, LDL e HDL.
Função:
Sua função é solubilizar no plasma sanguíneos o interior de suas cápsulas, que deve ser entregado em regiões distintas do corpo. Para que essa entrega seja feita de modo certo, existem receptores nas apolipoproteínas que definem o lugar específico de “entrega” dos conteúdos das lipoproteínas.
Lipoproteínas
Estrutura:
A estrutura básica das lipoproteínas é comum a todas, variando o tamanho e a proporção entre seus componentes.
Uma partícula lipoprotéica é composta por:
1. Um núcleo contendo lipídeos neutros (triglicérides e ésteres do colesterol). 2. Uma membrana anfipática de fosfolipídeos que envolve esse núcleo lipídico e constitui o