Lipidios
Os lipídios são um grupo de moléculas orgânicas, são compostas essencialmente por carbono e hidrogênio e oxigênio, em menor escala, mas também pode conter enxofre, fósforo e azoto, tem como principal característica serem hidrofóbicos(tem “medo” de água) ou insolúveis(não se dissolve) em água e sim solventes orgânicos(solventes esses, que na maioria das vezes são tóxicos ou inflamáveis) , tais como benzeno, álcool, benzeno(anel aromático, todo aromático, usa o benzeno) e clorofórmio(anestésico externo, hiper tóxico).
Ser insolúvel na água é uma característica de fundamental importância, pois a insolubilidade permite uma relação dentro e fora da célula.
Funções
Os lipídios são compostos, que apresentam diversas funções orgânicas: Reserva de energia (fonte de energia para animais hibernantes, urso polar), de igual quantidade de carboidratos ,ao serem oxidados nas células, geram praticamente o dobro da quantidade de calorias liberadas na oxidação(liberação de oxigênio), isolante térmico (geralmente em mamíferos) ,depósitos de gordura favorecem a flutuação em meio aquático; os lipídios são menos densos que a água. Alem de colaborar na composição da membrana plasmática (o que envolve a célula) das células (os fosfolipídios).
As gorduras auxiliam na absorção das vitaminas lipossolúveis(são dissolvidas e armazenadas no tecido adiposo[ um tipo de célula que acumula gotículas de lipídios em seu citoplasma.]) vitaminas A, D, E, K, geram saciedade ao organismo e produzem hormônios. Além disso, os lipídios contêm elementos importantes como pigmentos carotenóides e hormônios.
Outro papel importantíssimo das gorduras é de retardar o tempo de esvaziamento gástrico e de diminuir a mobilidade intestinal (funcionamento do intestino), retardando o aparecimento da sensação de fome. Devido a isso quando consumimos algum alimento rico em gordura o tempo que permanecemos sem fome é bem maior em relação aos outros nutrientes.
Classificações
Os lipídios podem ser