Lipidios
São um grupo de compostos caracterizados por serem substâncias orgânicas oleosas ou gordurosas, insolúveis em água. Não possuem identidade química definida, mas
Apresentam
predomínio de longas cadeias de hidrocarboneto e anéis benzênicos. São definidos de acordo com a sua solubilidade em solventes, como éter ou clorofórmio. A maioria dos lipídios possuem os ácidos graxos como unidades fundamentais; Ácidos graxos: são ácidos orgânicos de cadeia longa, possuindo de 4 a 36 átomos de carbono. Lipídios: desempenham importantes funções nos organismos dos seres vivos, como constituir as membranas plasmáticas das células por meio da presença de fosfolipídios e do colesterol. Atuam como isolantes (bainha de mielina). Função hormonal (hormônios esteróides). Os lipídios celulares podem ser divididos em lipídios de reserva nutritiva e lipídios estruturais. Estes últimos têm papel relevante na manutenção da estrutura das membranas celulares. Principal função: energética.
Disponibilizam muita energia, por apresentarem mais elétrons a serem liberados nos processos oxidativos. Para serem utilizadas como energia precisam ser convertidas em carboidratos ou derivados de carboidratos. Esse processo acontece no fígado por vias metabólicas denominadas de gliconeogênese. Através de estímulo hormonal (cortisol, cortisona e somatotropina).
Lipídios de Reserva Nutritiva
Estas reservas são compostas por gorduras neutras, são ésteres de ácidos graxos com o glicerol. Os depósitos intracelulares de gorduras constituem-se quase que exclusivamente de gorduras neutras. São considerados depósitos de triglicerídeos. Estes depósitos ocorrem em quase todos os tipos de células, mais especificamente nas células adiposas, células estas especializadas em acúmulo de gordura em seu citoplasma.
Lipídeos Estruturais
São componentes estruturais de todas as membranas celulares. Muitas das propriedades destas membranas decorrem das características químicas e físicas de seus lipídios. São mais