energia
Nas células não existe armazenamento de ATP, é necessário regeneração contínua, são hidrolisadas.
A glicose é uma molécula energética. Metabolismo celular: É o conjunto de todas as químicas que ocorrem numa célula.
GLICÓLISE: quase todos os organismos vivos podem utilizar a glicose para a produção de energia necessária para processos metabólivos. Neste processo a glicose e outros açúcares são transformados noutras substância, com libertação de energia. Produz ácido pirúvico que no meio celular se encontra.
- Durante a glicólise efectua-se um desdobramento da molécula de glicose porque a glicose, molécula de 6 carbonos experimenta uma série de reacções, originando no final, duas moléculas de ácido pirúvico, cada uma com 3 carbonos.
- oxiredução : transferência de eletrões, não há oxidação sem redução
- Durante a glicólise formam-se 4ATP mas, como são necessários 2ATP para activar a glicose e iniciar essa fase, o rendimento é de 2ATP.
É necessária energia de ativação para Degradação da glicólise, esta é fornecida através pela reação de transferência de radicais fosfato do ATP para a molécula de glicose, esta desdobras.
Fermentação: processo anaeróbio em que ocorre a produção de ATP, partir de compostos orgânicos que não envolvem cadeia transportadora de eletrões. Formam se 2 moléculas de ATP por molécula d glicose, na respiração aeróbia formam se 36 ATP.
A primeira etapa da fermentação é a
Glicólise, sendo que esta fase é igual para ambas as fermentações. Nesta etapa são precisos 2 ATP 's para ativar a glicose. A glicose passa a ser constituída por dois fosfatos, ambos vindos dos 2 ATP passando a ser - frutose-difosfato. Depois ocorre um desdobramento em que por fim