Resenha Cr Tica
Alecsandra Fernandes S. S. Dias
Ana Carla Ribeiro Thomaz
Daniela Stelet Catarina Souto
SOCIEDADE EDUCACIONAL DESEMBARGADOR PLÍNIO COELHO
FACULDADE DE SANTO ANTÕNIO DE PÁDUA – FASAP
Resumo da obra: Entende-se que os profissionais de enfermagem são os principais responsáveis pela prática do atendimento humanizado no âmbito da saúde. O setor de urgência e emergência encontra-se no ápice do stress devido à pressão que é ocasionada pela necessidade de agilidade e de intervenções precisas. É de extrema importância que se haja uma relação harmônica e cuidadosa a fim de valorizar os pensamentos e sentimentos do paciente, para melhorar a qualidade da assistência, não só da enfermagem, mas de toda a equipe multiprofissional que atende o paciente.
Resenha: O cuidado, objetivo da prática de enfermagem, desenvolve-se no encontro com outro, sendo facilmente reconhecido como uma necessidade nos momentos críticos da existência humana, isto é, o nascimento, a doença e a morte. Precisa então, ser exercitado no dia-a-dia da enfermagem para evitar que sua prática se torne mecânica, impessoal e até desumana, porque apesar de o pronto atendimento ser um lugar de grande stress pela morte e a vida estarem tão próximas temos que pensar no paciente, familiares que estão ali não porque querem e sim porque necessitam e esperam um atendimento mais humanizado possível, e que lhe tratem com dignidade.
O objetivo deste trabalho é ressaltar e nos mostrar a importância do atendimento humanizado na área da Saúde, principalmente nos setores de Urgência e Emergência, no campo hospitalar. O paciente que está fragilizado passa a se sentir mais protegido, com mais esperança, e totalmente confiante mediante o seu problema se o profissional de saúde o tratar com mais humanização, facilitando assim o seu próprio trabalho.
É necessário que toda a equipe multiprofissional esteja preparada e treinada para se adaptar à