Lipidios
O QUE SÃO.: Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. fisicamente caracterizadas por serem insolúveis em água, e solúveis em solventes orgânicos,1 como o álcool, benzina, éter, clorofórmio e acetona. A família de compostos designados por lipídios é muito vasta. Cada grama de lipídio armazena 9 quilocalorias de energia, enquanto cada grama de glicídio ou proteína armazena somente 4 quilocalorias.1 Fazem parte ainda da composição dos lipídios outros elementos como, por exemplo, o fósforo.
CONCEITO.: Se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura. São moléculas que possuem uma grande variedade de formas estruturais.
FUNÇÕES.: Fonte Energética / Vitamínica / Hormonal / Estrutural / Isolante Térmico / Proteção Mecânica.
Possuem 4 funções básicas no organismo
Fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glicídios.
- Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares.
- Nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos.
- Facilitação de determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos. Possuem esta função os seguintes lipídios: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.
FUNÇÕES DOS LIPÍDIOS.:
Funções
Fonte energética
Fornecem mais energia que os carboidratos, porém estes são preferencialmente utilizados pela célula. Toda vez que a célula eucarionte necessita de uma substância energética, ela vai optar pelo uso imediato de uma glicose, para depois consumir os lipídeos.
Estrutural
Os fosfolipídios são os principais componentes das membranas celulares. Do ponto de vista químico, um fosfolipídio é um glicerídeo combinado a um grupo de fosfato. A sua molécula lembra um palito de fósforo, com