Linux
1 – Introdução
1.1 - Um pouco de História
Vamos voltar um pouco no tempo, mais precisamente há cerca de 40 anos. Nessa época os computadores eram bem diferentes do que conhecemos hoje, tanto nas dimensões quanto na parte operacional. Os computadores dessa época chegavam até mesmo a ocupar uma sala inteira e cada computador tinha seu próprio sistema operacional . Os softwares eram sempre customizados para servir a um propósito especifico e se rodavam em um sistema não rodavam no outro. Não é dificil de imaginar que o trabalho de usuários e administradores era muito arduo.
Em 1969, um grupo de projetistas da Bell Labs, começou a trabalhar em uma solução para resolver os problemas de incompatibilidade de software. O novo sistema era simples e elegante , possuia seu código reciclável e era escrito em linguagem C. Este novo sistema operacional foi batizado com o nome de UNIX. Por suas características ele podia rodar em máquinas de hardware diferente, dispensava treinamento adicional e com isso ajudava usuários a se tornarem compatíveis em diferentes sistemas. Porém apesar de ser um grande avanço, para ter contato com o UNIX era preciso estar na universidade , trabalhar no governo ou em uma grande corporação porque ele rodava em mainframes e minicomputadores. Nos anos 80, com o surgimento dos PCs, muitas pessoas possuiam computadores em casa. Havia mesmo alguns UNIX capazes de rodar na arquitetura PC, mas nenhuma dessas máquinas tinha poder de processamento suficiente para rodar bem um UNIX, era extremamente lento, e muitas pessoas preferiam usar o MS-DOS ou o Windows 3.1.
1.2 - O que é o Linux?
Nos anos 90 com o crescimento do poder de processamento dos PCs, um estudante chamado Linus Torvalds , teve a idéia de desenvolver um sistema totalmente compátivel com o UNIX orignal e que fosse capaz de rodar nos PCs da época. Torvalds pegou um UNIX comercial chamado Minix e o re-escreveu criando um