Linux
Sistema Operacional Linux
SISTEMA OPERACIONAL LINUX
Introdução
Um Sistema Operacional é um programa que tem por função controlar os recursos do computador e servir de interface entre ele e o usuário. Essa definição é mostrada em qualquer livro que fale a respeito desse tipo de software.
Um sistema operacional, é, portanto, um programa que tem a obrigação de controlar a máquina, permitindo-nos comandá-la através de ordens pré-definidas. Sem um sistema operacional, por exemplo, não seria possível usar uma planilha eletrônica, um editor de textos ou mesmo acessar à Internet.
Quando pensamos em sistema operacional, nos vem à mente, imediatamente, o
Microsoft® Windows®, utilizado na grande maioria dos computadores pessoais do planeta. Não há como contestar a presença hegemônica da gigante de Bill Gates em nossas vidas computacionais, mas é bom que se saiba que o Windows não é o único sistema operacional que podemos utilizar nos nossos micros.
O Advento de um novo sistema há alguns anos tem tirado o sono dos executivos da
Microsoft, não somente por mostrar-se, em muitos aspectos, melhor que seu concorrente, como bem mais barato! Esse novo sistema chama-se Linux.
Surgimento do Linux
Em 1991, segundo reza a lenda, o então estudante finlandês Linus Torvalds resolveu desenvolver um sistema operacional que se assemelhasse ao UNIX (que ele usava na universidade de Helsinque) porque esse sistema não era compatível com o seu PC doméstico. E nesse esforço, surgiu o Linux, que, naquela época, ainda não tinha esse nome. Explicando: O UNIX é um sistema operacional muito robusto, usado em computadores de grande porte nas empresas e universidades. O UNIX foi desenvolvido, inicialmente, em
1969, na Universidade de Berkeley, na Califórnia. A grande maioria dos cursos de
www.joaoantonio.com.br
1
João Antonio
Sistema Operacional Linux
computação das universidades do mundo utiliza o UNIX em seus servidores, por isso o
estudo