Linux e unix
Pergunta: Bem, não estou vendo grandes ligações até agora entre o UNIX e o Linux. O que realmente há de comum além do nome parecido?
Resposta: Vamos com mais calma. Falemos do MINIX. O que vem a ser o Minix? Minix é um clone do UNIX, grátis, disponível com o seu código fonte. Ele foi feito com o intuito estritamente educacional, para pessoas em geral que querem rodar em seu computador um sistema UNIX-compatível e aprender como o sistema operacional funciona por dentro. Vale a pena frisar que ele foi escrito do zero e apesar de ser um clone do UNIX não contém nenhum código da AT&T e por isso pode ser distribuido gratuitamente .
Pergunta: Legal, mas o que Linus Torvalds, "o tal criador do Linux" tem com esse tal de MINIX? Depois do UNIX, apenas mais um nome.
Resposta: Vamos simplificar, se você realmente não tem interesses em longas histórias, a partir daqui que começa a recente história de Linus e seu sistema operacional. Voltemos a 1991. O Linux é um sistema operacional que foi criado inicialmente como hobby (passatempo) de um estudante de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki, na Finlândia. Ele interessou-se bastante pelo MINIX e decidiu desenvolver um sistema mais poderoso que as limitações e pretensões do MINIX. Algumas características básicas do MINIX:
Ambiente de multiprogramação completo;
Trabalha em modo protegido 386, 486 e Pentium;
Suporte para memória extendida acima dos 16M no 386 e 4GB nos sucessores;
Suporte a linha serial RS-232 com emulação de terminal, kermit, zmodem, etc.;
Possibilidade de 3 usuários trabalharem simultaneamente na máquina (multi-usuário);
Chamadas do sistema ("System Call") compatíveis com o padrão POSIX.;
Código fonte completo escrito em C totalmente disponível (sistema operacional, utilitários, bibliotecas etc.);
Compilador compatível ANSI C;
Shell similar funcionalmente a Bourne Shell;
Suporte a rede TCP/IP;
Vários editores de texto (emacs, vi, ex, ed), utilitários (cat, cp, ed,